“E levantou-se Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmãos, os sacerdotes, e reedificaram a porta do gado, a qual consagraram; e levantaram as suas portas, e até à torre de Meá consagraram, e até à torre de Hananel.” Neemias 3.1

O livro de Neemias narra a reconstrução de Jerusalém (Ne 2.5) que começa com a restauração dos muros da cidade e inclui, além da reconstrução dos muros, a reforma religiosa e moral do povo, cuja fé e costumes estiveram expostos a influências externas durante o longo período de exílio.

     A obra é iniciada pelo sumo sacerdote Eliasibe a partir da Porta das Ovelhas. A Porta das Ovelhas estava localizada ao norte da cidade perto do Templo. Muitos dos que cooperaram com a restauração o fizeram em frente ou perto de suas casas (Ne 3.21-23; 28-30), como uma forma de proteger suas famílias de possíveis ataques dos inimigos. Mas a ação do sumo sacerdote Eliasibe juntamente com os sacerdotes foi decisiva. Edificaram a sua parte, para proteger o Templo, e dedicaram-na ao Senhor, mesmo antes de todo o muro estar concluído. Isto enfatizou a natureza do empreendimento inteiro e animou outros a participarem da obra.

     Como Eliasibe, podemos fazer a nossa parte na Obra do Senhor, e assim, ajudarmos outros a entenderem que fazem parte de uma grande obra e que são parte importante neste empreendimento que é de Deus.

     O que podemos fazer nessa obra de reconstrução para “protegermos” a Casa de Deus e nossas casas?

Rev. Sergio, seu pastor


compartilhe


Deixar uma Resposta