Não fostes vós que me enviastes para cá, e sim Deus… Gn 45. 7, 8.

Quando os filhos de Jacó descobrem que aquele homem poderoso do Egito é seu irmão José que eles tinham vendido como escravo, ficaram amedrontados. Pensar que José poderia retribuí-lhes a maldade que fizeram, os assustou.

Mas José sabia o que eles não sabiam. José sabia que Deus não remenda a história por causa da maldade dos homens. Deus escreve a Sua história sem emendas. A vida dos servos de Deus são a História da Salvação escrita sem rasuras. Temos dificuldades de entender quando Paulo em Romanos 8. 28 diz: Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque não vivenciamos só o que nos é agradável. Mas é verdade. É verdade na vida dos que amam a Deus, dos que têm um relacionamento com Deus.

José diz a seus irmãos que não foram eles que o mandaram para o Egito, e sim, Deus que o havia enviado na frente deles (Gn 45.5-8). O objetivo imediato era livrá-los da fome, mas o propósito maior, era permitir que eles se multiplicassem e viessem a ser uma grande nação (Gn 46. 3). Sem serem perturbados por povos vizinhos.

Talvez, alguém possa pensar; E a aflição que tiveram que passar depois no Egito? Depois que se tornaram uma multidão o Egito precisou se tornar um lugar insuportável, para que quisessem ir para Canaã, a terra da promessa. Deus não escreve certo por linhas tortas Deus escreve a Sua História e dá aos seus filhos o privilégio de fazerem parte dela. Fazemos parte de algo maior e eterno mesmo sem termos noção do todo.

Renda-se ao Senhor e todo em sua vida, toda a sua história será parte da história do Reino de Deus. Pois, estará sendo escrita pelo próprio Deus.

Rev. Sergio – seu pastor


compartilhe


Deixar uma Resposta